Áreas de Concentração

Ciências Humanas: História Antiga e Medieval; História Moderna e Contemporânea (com abrangência para a Ciência da Religião, Egiptologia, Mitologia); Filosofia; Metafísica (com abrangência para o Esoterismo, Misticismo e Rosacrucianismo), Educação e Psicologia. História das Religiões e Religiosidades e suas manifestações antigas e modernas. História das Ciências.

Ciências Exatas e da Terra: Física Geral (Física Clássica e Quântica; Mecânica e Campos; Relatividade e Gravitação; Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas aplicações; Partículas Elementares e Campos; Astronomia).

Linguística, Letras e Artes: Artes (com abrangência para suas diferentes expressões); Literatura (construção e análise literária, considerando o momento e contexto histórico da obra); Linguística (arbitrariedade da língua, signos linguísticos, metalinguagem considerando discurso e ideologia).

LINHAS DE PESQUISA

Optamos por replicar a estrutura organizacional já observada nos programas de pós-graduação credenciados pela CAPES (partindo das Áreas de Concentração até os Grupos de Pesquisa). Assim, cabe indicar quais são as Linhas de Pesquisa que agregarão os grupos de pesquisa a elas concernentes. A seguir asreferidas linhas se encontram detalhadas.

LINHA DE PESQUISA 1: Rosacrucianismo, Esoterismo, História e Mitologia.

Esta linha de pesquisa tem por objetivo relacionar e analisar, de forma comparativa, a literatura Rosacruz e a pesquisa acadêmica nas áreas de História Antiga (Egiptologia) e Medieval e Mitologia. Deste modo, pretende-se que o conhecimento Rosacruz de aspecto tradicional possa ser lido (ou traduzido) de forma acadêmica sempre que possível.

LINHA DE PESQUISA 2: Ciência das Religiões, Esoterismo e Rosacrucianismo.

Esta linha de pesquisa objetiva analisar as práticas Rosacruzes e os seus efeitos com base nas recentes pesquisas da Física Moderna e Contemporânea (FMC), como a Física Quântica, aliando os conceitos físicos com a História, em especial a História das Ciências. As possibilidades de comprovação por métodos e/ou mecanismos científicos será feita sempre que possível.

LINHA DE PESQUISA 3: Rosacrucianismo, Esoterismo, Filosofia e Educação.

Ciente de ser o observador e proprietário das imagens mentais o ser humano busca soluções criativas para seus problemas cotidianos, faz projeções para o futuro baseado nas realizações passadas e altera o ecossistema a partir de sua vontade. Firmada nesta proposição e com base nos ensinamentos místico-filosóficos que se desenvolveram desde a Antiguidade esta linha de pesquisa tem como proposta investigar e apresentar similaridades ou não entre alguns instrumentos utilizados por aquelas Escolas e as Funções Executivas (FE) como competências humana e que permitem o desenvolvimento da consciência do eu. Pesquisa pautada na Ciência da Complexidade.

 Ciências Humanas; Ciências Exatas e da Terra e Linguística, Letras e Artes